terça-feira, 2 de março de 2010

Ariano Suassuna no teatro

Quem não gostaria de conhecer Ariano Suassuna? O escritor paraibano que encantou e divertiu leitores e plateias virou personagem no teatro. O autor de romances como “Auto da Compadecida” e o "Santo e a Porca" inspirou a peça “Ariano”, em homenagem aos seus 80 anos comemorados em 2007. O espetáculo terá duas apresentações gratuitas no Teatro Alterosa, em Belo Horizonte, dias 09 e 10 de março.



A ideia é da Cia. Teatral Epigenia Arte Contemporânea e tem o patrocínio da Br Petrobrás. O texto inédito é do diretor Gustavo Paso escrito a quatro mãos num trabalho de pesquisa que durou oito meses juntamente com o poeta e jornalista paraibano Astier Basílio. Eles se conheceram quando Paso pesquisava a obra do escritor. Trata-se de uma saga poética em que o jovem Ariano, interpretado pelo pernambucano Gustavo Falcão, segue em busca do Reino de Acauã, uma referência à Fazenda Acauã, onde o escritor nasceu, no interior da Paraíba. O espetáculo é repleto de simbologias, misturando referências à biografia de Suassuna com personagens de suas obras. A estrutura do texto é inspirada na "Divina comédia", de Dante, sendo dividida em três partes: "Sol" (Inferno), "Sangue" (Purgatório) e "Sonho" (Paraíso).

O elenco reúne ainda 15 atores da CiaTeatro Epigenia. "A peça mostra a busca de Ariano pela Fazenda Acauã, onde nasceu, um local que representamos como o paraíso para ele, como lugar de onde foi tirado pelas circunstâncias", comenta o diretor Gustavo Paso. Os dois autores, numa licença poética, incluíram no rol de personagens que encontram Ariano durante sua jornada nomes como Maria da Guia (baseada em Euclides da Cunha) e Antônio Conselheiro. "É uma experiência inédita, é a primeira vez que a própria vida de Ariano é levada ao palco", comenta Paso, lembrando que toda a peça tem base onírica. "É um sonho onde o escritor procura por seu reino", comenta ele, que terá, no palco, o auxílio luxuoso dos instrumentos cedidos por Mestre Salu (rabecas) e João do Pife (pífanos).

Serviço

Data/horário: 09 e 10 de março/ terça e quarta-feira, às 20h
Local: Teatro Alterosa / Avenida Assis Chateaubriand nº 499 - Floresta
Duração: 100 minutos
Classificação: 14 anos
Informações: (31) 3237-6611
Ingressos Gratuitos: Retirada de ingressos nos dias do espetáculo na bilheteria do Teatro Alterosa a partir de 12h. Cada pessoa poderá retirar até 01 (um) par de ingressos por pessoa

Informações para a imprensa:
Jozane Faleiro – (31) 3261.1501 / 9204.6367

2 comentários:

Anônimo disse...

Como consigo um convite? Gil Anastácio

Anônimo disse...

A entrada é gratuita! Os ingressos serão distribuídos à partir do 12h, na data das apresentações, na bilheteria do teatro Alterosa. Avenida Assis Chauteabriant 477, Floresta. Até lá!