segunda-feira, 22 de março de 2010

O Encontro Inusitado do Diverso, com Márcia Charnizon

Utilizando a fotografia, workshop propõe um encontro do participante com sua própria singularidade

A fotógrafa Márcia Charnizon prepara a terceira edição do workshop “O Encontro Inusitado do Diverso”, com realização nos dias 27 e 28 de março, sábado e domingo, na Casa das Candeias, na Serra da Moeda, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com proposta diferenciada e apenas 12 vagas, o ponto de partida do encontro é o indivíduo e o seu histórico pessoal. O workshop é destinado não apenas a fotógrafos, pois não é técnico, mas para todos que desejam se encontrar com o inusitado em diversas versões e a partir disso repensar sua própria obra e trabalho. Os participantes que têm a fotografia como forma de expressão, devem levar o equipamento, pois haverá momentos para fotografar. São seis horas de atividades, ao longo das 24 horas programadas. “Sempre tive uma demanda de transmissão de algo do meu trabalho, mas que não passasse propriamente pela técnica, porque acredito que o difícil mesmo é transmitir algo da ordem da singularidade do meu olhar. Acredito que é isso o que faz a diferença entre um trabalho e outro”, explica Charnizon.

O “Encontro Inusitado do Diverso” propõe transformar o comum em único através da fotografia e outras abordagens estético-sensoriais. É um convite à imersão, em que os participantes aglutinam os prazeres dos sentidos para potencializar e incentivar a manifestação das particularidades de cada um em projetos profissionais e ou pessoais. “A programação de cada Encontro é sempre diferente e cercada de mistério, onde vamos desvendando aos poucos, a partir da inscrição dos participantes. Mas tudo será um pretexto para identificar quais são os seus traços singulares e, com esses traços, qual é, enfim, a sua marca na sua obra, seja ela qual for”, conta a fotógrafa e uma das idealizadoras do projeto.

Diante dessa demanda e de uma indagação de qual seria a melhor forma de transmitir a singularidade do seu trabalho com a fotografia, Márcia Charnizon “encontrou” Mônica Godoy, uma psicanalista com 20 anos de experiência clínica, com trabalhos publicados e com uma visão analítica do que seria o olhar. “Nesse feliz encontro entre a psicanálise e a fotografia, encontrei um caminho consistente para iniciar a minha transmissão. E, como saco vazio não para em pé, o destino nos colocou mais uma companheira, a Marina Martins, que possui uma visão muito especial do quê vem a ser todo o processo de se alimentar, desde a escolha do cardápio até a preparação do alimento, finalizando com a degustação. Como se não bastassem essas três artes -olhar e fotografar; analisar e compreender; elaborar e degustar -, encontramos um palco perfeito, um lugar maravilhoso na Serra da Moeda para abrigar todas as nossas intenções nesse percurso”, relata Charnizon referindo-se às duas outras profissionais parceiras do workshop e do local do evento. Devido às coincidentes iniciais dos nomes, a produção do projeto recebeu o nome de Quatroemes: Márcia Charnizon, Mônica Godoy, Marina Martins, em Moeda.

Serviço:
“O Encontro Inusitado do Diverso”, com Márcia Charnizon, Mônica Godoy e Marina Martins
Dias: 27 e 28 de março, sexta-feira e sábado
Local: Casa das Candeias, Serra da Moeda
Horário: saída para Moeda às 17h do dia 27/03 com retorno às 17h do dia 28/03.
Valor: R$ 980,00 (incluindo hospedagem/ alimentação/material de trabalho e atividades).
Informações: workshop@marciacharnizon.com.br

Assessoria de imprensa: AB Comunicação – Jozane Faleiro (31) 3261.1501/ 92046367
jozane@ab.inf.br

Nenhum comentário: