terça-feira, 12 de abril de 2011

Santa Bárbara apresenta programação especial para a Semana Santa

A partir do dia 17 de abril, Domingo de Ramos, Santa Bárbara inicia sua tradicional programação especial da Semana Santa, com entrada gratuita. Após passar por algumas cidades mineiras, a primeira atração teatral é a montagem “Pietá – As Sete Dores de Maria”, dos autores Jorge Carneiro e Nanci Alves. A peça narra a história de Nossa Senhora, contada por ela, mostrando a humildade, a força, a coragem e a  fé de uma mulher durante a vida, paixão, morte e ressurreição do seu filho. Seguindo do dia 15 até o dia 30, tem início a “I Feira de Comida A Alimentação no Tempo de Jesus”, da qual participam restaurantes, hotéis, pousadas, bares e barracas, oferecendo ao público sabores experimentados por Jesus, seus apóstolos e todos os personagens bíblicos à época. E do dia 21, Quinta-feira Santa, ao dia 23, Sábado Santo, ocorrem as encenações “Os Passos da Agonia”, dividida em três sessões, nas quais, atores e figurantes da região representam como foi a vida, a morte e a ressurreição de Jesus. Toda a programação cênica ocorre no Ginásio Emília Mendes da Fonseca, em Santa Bárbara e tem a direção de Ênio Reis. A encenação conta com o patrocínio da  Prefeitura Municipal de Santa Bárbara e da Anglogold Ashanti, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

17 de abril – 20h30 - Ginásio Emília Mendes da Fonseca - Pietá – As Sete Dores de Maria
Neste tempo de Quaresma, em que todos são chamados à conversão, o espetáculo oferece uma oportunidade de repensar o verdadeiro sentido da vida e o compromisso enquanto cristãos. Na peça, Nossa Senhora é a narradora de sua própria história e relata os momentos de aflição durante a perseguição de seu filho Jesus. “Para mim, é um desafio, e acima de tudo, uma alegria e um privilégio poder oferecer ao público um espetáculo que propicia uma experiência tão profunda. É impossível sair da peça sem repensar nossos valores e nossa própria vida”, avalia Ênio Reis. Orgulhoso por levar o trabalho de Jorge Carneiro - autor de Santa Bárbara - para além de sua cidade, o diretor da peça, que tem sua história marcada por comédias, se diz orgulhoso pelo resultado do trabalho. A


montagem, de 65 minutos, tem no elenco os atores Cristiano Ferreira, Ana Rita Gonçalves, Filipe Morais, Sérgio Luca, Rafaela Perboni, com participação especial de Heloísa Duarte Stand in Rafaela Lima e Vânia Campos. O espetáculo passa também por Itabira (14 de abril) e São Gonçalo do Rio Abaixo (16 de abril). A classificação é livre.

Já na encenação de "Os passos da agonia" o sentimento religioso e a sensibilidade artística unem-se à tradição para a construção de um espetáculo que faz parte do universo religioso, cultural e turístico da cidade, atraindo um público fiel e cativante com uma média de cinco mil pessoas por dia.
O espetáculo conta também com a participação de figurantes que, por se tratar de atores não profissionais, viabiliza a manutenção da manifestação que representa o que há de mais genuíno no fazer teatral: o povo subindo à cena, se apropriando da linguagem teatral para contar e recontar uma história que sensibiliza a todos.

21 de abril - quinta-feira – 20h - “Os Passos da Agonia - 1ª. parte”
22 de abril – sexta-feira – 19h “Os Passos da Agonia – 2ª. parte”
23 de abril – sábado - 23h (Durante a Vigília Pascal) – “Os Passos da Agonia – Ressureição”
O grupo Âncora Cia de Teatro apresenta o espetáculo que retrata a vida de Cristo em três partes, divididas entre os três dias: Vida (Prólogo; Sermão da Montanha; Jesus e Maria; Judas e Madalena; Anás, Caifás, Jacó e Judas); Morte (Santa Ceia; Horto das Oliveiras; Remorso de Judas; Jesus perante Pilatos; e caminho da crucificação); e Ressurreição (Jesus e os apóstolos).

O elenco conta com o ator Cristiano Ferreira, de Belo Horizonte, no papel de Cristo e traz Jorge Carneiro (Judas); Vera Prado (Maria); Cristiane Silva (Madalena) Wilson de Paula (Anás); Nisio Marcelino (Pilatos); Silvio Lorenzato (Barrabás), entre outros. Ao longo de toda a encenação, 20 crianças interpretam os anjos. A direção é de Ênio Reis, que há oito anos vem atuando com o grupo.  O palco, som e luz fica a cargo da Top 6 Som e Luz.

O Âncora Cia de Teatro é um grupo teatral amador, sem fins lucrativos, fundado em 05.05.1976 por integrantes das extintas COENBI (Comissão de Encenações Bíblicas), precursora das encenações durante a Semana Santa e da ACEGRAM (Artes Cênicas Gramofone), surgida entre o período da COENBI e  do ÂNCORA. O grupo mantém a tradição artístico religiosa encenando, há trinta e seis anos, a Paixão de Cristo, na cidade de Santa Bárbara. Formado por pessoas de vários segmentos sociais da tricentenária cidade, o grupo ensaia, em média, dois meses ao ano para a referida montagem. No palco, 30 atores amadores interpretam os personagens principais da encenação e outros 40 fazem figuração em diversas cenas. Os figurantes são adultos, crianças, jovens e idosos da comunidade que têm participado mais de uma vez, ao longo desses anos. Além deste trabalho, que tem sido apresentado todos os anos, o grupo realizou também espetáculos diversos como: “A Carteira fatal”; “O mundo não me quis”, “A negrinha”, “Hoje a banda não sai” e “Diálogo – Santa Bárbara conversa com sua história”.

 1ª. Feira de Comida A Alimentação no Tempo de Jesus
De 15 a 30 de abril de 2011 – Realização Âncora Companhia de Teatro
Produção - Ênio Reis Produções Artísticas e Culturais e ACISB Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara

O objetivo da feira é apresentar ao público o que se comia na época de Jesus. De acordo com os organizadores, a pesquisa foi feita levando-se em conta o que pode haver em comum entre a alimentação atual de Santa Bárbara e região em relação à alimentação no tempo de Cristo. A ideia é mostrar que, além do famoso mel, muitos outros ingredientes usados nos dias de hoje já eram consumidos naquela época, conforme podem ser lidos em vários versículos da Bíblia.

Nesta “1ª. Feira de Comida A Alimentação no Tempo de Jesus” os restaurantes, hotéis, pousadas, bares e barracas participantes apresentam os sabores experimentados por Jesus, seus apóstolos e todos os personagens bíblicos que viveram naquela região. O pão, o vinho, o azeite, a azeitona, o sal, o leite e as carnes de ovinos e caprinos compunham a dieta básica dos hebreus. A proeminência do pão e do vinho associa-se a religiosidade e a associação desses alimentos com Deus. Os principais ingredientes a serem mostrados na feira e nos pratos são: grãos: cevada, aveia, centeio, milho, trigo. Legumes e vegetais: fava, lentilhas, cebola, pepino e a abóbora, alho-porró, alho, agrião, alface, azedinha, chicória, dente-de-leão, escarola. Frutas e castanhas: amêndoas, nozes, avelãs, pistaches, figo, romã, tâmaras, maçã, uva, amoras, melão, melancia. Sobremesas: Geleias, uvas passas, frutas, bolos. Carnes: peixes, carneiros, ovelhas, cabras e bodes, carne vermelha. Condimentos e ervas: azeite, Cominho, alcaparra, pimentas, endro, mostarda, açafrão, hortelã, canela, sálvia, coentro, funcho. Bebidas (com e sem álcool): vinho, licores de mel, bebidas com leite, sucos.



PROGRAMAÇÃO DE SEMANA SANTA DA ÂNCORA COMPANHIA DE TEATRO
ABRIL 2011 – 36 ANOS DE ENCENAÇÃO

Dia 17 – Domingo de Ramos

Na matriz
8h – Participação dos atores caracterizados na Caminhada para o ginásio do centro.

No Ginásio Emília Mendes da Fonseca
19h – Abertura das barraquinhas da Feira de comida A alimentação no tempo de Jesus
20h30m – Apresentação do espetáculo “Pietá – As sete dores de Maria” de Jorge Carneiro e Nanci Alves, seguida de reflexão a respeito do Setenário das Dores, conduzida pelo Pe. Elias Bartolomeu Leoni.

Dia 21 – Quinta-Feira Santa

No Ginásio Emília Mendes da Fonseca
18h – Feira de comida A alimentação no tempo de Jesus
20h (após a Missa) – Apresentação do espetáculo “Os Passos da Agonia – 1ª. parte” autor desconhecido.

Dia 22 – Sexta-Feira Santa

No Ginásio Emília Mendes da Fonseca
18h – Feira de comida A alimentação no tempo de Jesus
19h – Apresentação do espetáculo “Os Passos da Agonia – 2ª. parte” autor desconhecido.

Dia 23 – Sábado Santo

No Ginásio Emília Mendes da Fonseca
18h – Feira de comida temática A alimentação no tempo de Jesus
23h (Durante a Vigília Pascal) – Apresentação do espetáculo “Os Passos da Agonia – Ressureição” autor desconhecido.

Um comentário:

Sophia Faleiro disse...

muito legal esse especial de Semana Santa mãe !