quinta-feira, 5 de maio de 2011

IV Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

O Futuro da Educação e a Educação do Futuro é o tema da quarta edição do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que acontece nos dias 26 e 27 de maio, quinta e sexta-feira, no espaço da Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, Minas Gerais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.comunicacaoesustentabilidade.com

O objetivo deste quarto fórum é promover o debate entre os setores público, privado e a sociedade civil sobre o papel educativo e social da comunicação para a compreensão do conceito da sustentabilidade com base nos princípios da Carta da Terra. Para tanto, estarão presentes no evento três vencedores do Prêmio Nobel nas categorias literatura e paz. São eles: Muhammad Yunus, fundador do Grameen Bank, o “banco dos pobres”, e Prêmio Nobel da Paz em 2006; Mohan Munasinghe, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e Prêmio Nobel da Paz de 2007; e Wole Soyinka, escritor e ativista político nigeriano que foi o primeiro negro a receber o Prêmio Nobel da Literatura, em 1986.

 A década da educação para o desenvolvimento sustentável, as redes sociais como ferramentas educativas, a literatura inserida como transformação social, a importância da geração de conteúdo de qualidade nas escolas, a pobreza e o meio ambiente; e os desafios da educação para as próximas gerações, são alguns dos temas a serem discutidos por personalidades de diversas nacionalidades, das mais variadas áreas do conhecimento, para discutir a cultura da paz, o respeito social, ambiental e econômico.
Já confirmaram presença o físico brasileiro Marcelo Gleiser, o antropólogo Tião Rocha, o Presidente do BNDES Luciano Coutinho e o Ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel, entre outros.

Rainer Nõlvak, presidente do conselho Nature Found da Estônia e idealizador do Let´s do It! estará presente na conferência que irá reunir  integrantes do projeto  para discutir as ações na América Latina. O Let’s do it! é o maior movimento de mobilização social do mundo, que incentiva a limpeza das cidades pela população e já estimulou mais de um milhão de pessoas a participar de ações contra o descarte ilegal de lixo em diversos países, como Lituânia, Portugal, Índia, Eslovênia, Moldávia e Estônia.

No Brasil, o Limpa Brasil – Let’s do it! está sendo implementado pela Atitude Brasil e irá começar no dia 3 de junho em Brasília, além de percorrer sete cidades: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Guarulhos, Campinas e São Paulo.

O IV Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade reunirá cerca de 2,5 mil pessoas e conta com o patrocínio da Petrobrás, Vale e Banco do Brasil.  No final do evento, haverá um show gratuito em homenagem à Carta da Terra, com a participação de Milton Nascimento, Elza Soares, Mano Brown, Beto Guedes e Wagner Tiso, entre outros.


PALESTRANTES

MuhammadYunus-Fundador do Grammen Bank,o banco dos pobres,e Prêmio Nobel da Paz em 2006.Desempenha um papel importante para erradicar a pobreza no mundo,elevando a renda na base da pirâmide social por meio do micro-crédito.

Mohan Munasinghe–Prêmio Nobel da Paz de 2007. Intelectual do SriLanka, é reconhecido internacionalmente como sendo um especialista em energia, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Vice-Presidente do IPCC  Intergovernamental PanelonClimateChange).

Wole Soyinka –Nigeriano, dramaturgo, poeta, romancista e crítico, primeiro negro Africano que foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1986. Foi preso várias vezes por suas críticas ao governo. A partir da década de 1970 viveu um longo período no exílio. Executando desde comédia à tragédia, e de sátira política para o teatro do absurdo. Ele combinou influências das tradições ocidentais com africano -mito, lendas e folclore, e técnicas como canto e percussão.

Rainer Nolvak – Empresário estoniano protetor da natureza e presidente do conselho na Estônia. Foi um dos organizadores do “Let’s do It 2008, uma ação cívica com 50 mil voluntários que praticaram a limpeza da Estônia em apenas um dia.

Bernardo Toro–Intelectual colombiano, é conhecido por ser inovador em análises e reflexões sobre a educação na América Latina. Enfatiza o papel da comunicação e da mídia no desenvolvimento da democracia. Estudou filosofia, física, matemática e fez pós-graduação em investigação e tecnologia educativa. Atualmente é assessor da presidência da Fundação AVINA.

Marcelo Gleiser –Físico, astrônomo, professor, escritor e roteirista. Conhecido nos Estados Unidos por suas aulas e pesquisas científicas, no Brasil é mais popular por suas colunas de divulgação científica em um dos principais jornais do país. Escreveu sete livros e publicou três coletâneas de artigos. Já participou de programas de televisão, tanto no Brasil como Estados Unidos e Inglaterra. Em 2007, foi eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia.

Tião Rocha –É antropólogo por formação acadêmica, educador popular por opção política, folclorista por necessidade, mineiro por sorte. Fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1984, em Belo Horizonte/MG.

Leonardo Brant –É pesquisador de políticas culturais e um dos autores mais lidos do Brasil sobre o assunto, por meio do site Cultura e Mercadoe dos inúmeros livros de sua autoria, entre eles o recém-lançado O Poder da Cultura. Conferencista internacional, coordena cursos de formação na área cultural. Fundou o Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura (CEMEC), o Instituto Pensarte(Brasil) e o Divercult(Instituto Diversidade Cultural), com sede na Espanha. É diretor do documentário Ctrl-V::VideoControl, sobre a indústria audiovisual.

Mario Sergio Cortella–Filósofo, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP, onde é professor do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação. Foi Secretário da Educação de São Paulo e atuou por muitos anos com Paulo Freire.

Prof. FredricMichael Litto–Nascido em Nova Iorque em 8 de janeiro de 1939, é cidadão brasileiro e norte-americano. Com os títulos de Bacharel pela UCLA (1960), Ph.D. pela Universidade de Indiana (1969) e Livre Docência pela USP (1977), foi Professor Titular de Comunicações da Universidade de São Paulo de 1971 a 2003, onde fundou e coordenou a Escola do Futuro da USP, laboratório interdisciplinar que investigou as novas tecnologias de comunicação em aplicações educacionais, de 1989 a 2006. É presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 1995.

PROGRAMAÇÃO


IV Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade
Data: 26 e 27 de 20 de maio, a partir de 9h
Local: Serraria Souza Pinto - Avenida Assis Chateubriand, 809 – Centro - Belo Horizonte,   
Entrada franca. Inscrições no site do evento http://comunicacaoesustentabilidade.com/2010/solicitacao-inscricao
Será respeitada a ordem das inscrições.
Acesso para portadores de necessidades especiais


26 DE MAIO – QUINTA-FEIRA

09:00 – 09:30 – Abertura
 Apresentador -mestre sem cerimônia –Wellington Nogueira
 Atitude Brasil –Marta Rocha e equipe
 Hino Nacional

 9h30 –13h00 Mesa 1: Democracia, Não Violência e Paz

Sub-tema :A década da educação para o desenvolvimento sustentável –que enfatiza o papel central da educação na busca comum pelo desenvolvimento sustentável -ONU/UNESCO;

Palestrantes :

 Arun Gandh,
 Mário Sérgio Cortella
 Fredrik Litto
 Vincent Defourny ( UNESCO)


 13h00 –14h30 –Almoço
14h30 –18h00 Mesa 2 -Justiça Social e Econômica

Sub-tema : O negócio social como inserção da sociedade menos favorecida; As redes sociais como ferramentas educativas e informativas utilizando os novos modelos de comunicação
Aimportância da geração de conteúdo de qualidades se apropriando das novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável

Palestrantes:
Prof. MohammadYunus
Tião Rocha
Luciano Coutinho – Presidente do BNDES
Min. Fernando Pimentel –Ministro do Desenvolvimento

DIA 27 de MAIO – SEXTA-FEIRA

09:00 – 09:30 -  Abertura
Apresentadora -mestre sem cerimônia –Marisa Orth
Hino Nacional interpretado

9h30 –13h00 Mesa 3: Integridade Ecológica


Sub-tema:A pobreza e o meioambiente- como a educação ambiental pode melhorar  a vida das pessoas no cenário do desenvolvimento sustentável e a importância do consciente coletivo para que o setor se torne uma realidade;

Palestrantes:

Prof. Mohan Munasinghe
Marcelo Gleiser
Rainer Nolvak


13h00 –14h30 –Almoço
14:30hs–18:00hs-Mesa 4: : Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida

Sub-temas O apanhado histórico da literatura inserida nos temas da cultura de paz, democracia do direito à educação e da informação, para que o indivíduo exerça a expressão do pensamentos nas áreas de cultura e política que promova a transformação social

Participantes:

Wole Soyinka
Mano Brown
Bernardo Toro
Leonardo Brant
Paulo Lima

19h00 –23h00 –Show em homenagem à Carta da Terra com a participação de Milton Nascimento, Elza Soares, Mano Brown, Beto Guedes e Wagner Tiso, entre outros


PATROCINADORES

Banco do Brasil, Petrobras e Vale


Sobre a O Futuro da Educação e a Educação do Futuro é o tema da quarta edição do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que acontece nos dias 26 e 27 de maio, quinta e sexta-feira, no espaço da Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, Minas Gerais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.comunicacaoesustentabilidade.com.br

O objetivo deste quarto fórum é promover o debate entre os setores público, privado e a sociedade civil sobre o papel educativo e social da comunicação para a compreensão do conceito da sustentabilidade com base nos princípios da Carta da Terra. Para tanto, estarão presentes no evento três vencedores do Prêmio Nobel nas categorias literatura e paz. São eles: Muhammad Yunus, fundador do Grameen Bank, o “banco dos pobres”, e Prêmio Nobel da Paz em 2006; Mohan Munasinghe, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e Prêmio Nobel da Paz de 2007; e Wole Soyinka, escritor e ativista político nigeriano que foi o primeiro negro a receber o Prêmio Nobel da Literatura, em 1986.

 A década da educação para o desenvolvimento sustentável, as redes sociais como ferramentas educativas, a literatura inserida como transformação social, a importância da geração de conteúdo de qualidade nas escolas, a pobreza e o meio ambiente; e os desafios da educação para as próximas gerações, são alguns dos temas a serem discutidos por personalidades de diversas nacionalidades, das mais variadas áreas do conhecimento, para discutir a cultura da paz, o respeito social, ambiental e econômico.
Já confirmaram presença o físico brasileiro Marcelo Gleiser, o antropólogo Tião Rocha, o Presidente do BNDES Luciano Coutinho e o Ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel, entre outros.

Rainer Nõlvak, presidente do conselho Nature Found da Estônia e idealizador do Let´s do It! estará presente na conferência que irá reunir  integrantes do projeto  para discutir as ações na América Latina. O Let’s do it! é o maior movimento de mobilização social do mundo, que incentiva a limpeza das cidades pela população e já estimulou mais de um milhão de pessoas a participar de ações contra o descarte ilegal de lixo em diversos países, como Lituânia, Portugal, Índia, Eslovênia, Moldávia e Estônia.

No Brasil, o Limpa Brasil – Let’s do it! está sendo implementado pela Atitude Brasil e irá começar no dia 3 de junho em Brasília, além de percorrer sete cidades: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Guarulhos, Campinas e São Paulo.

O IV Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade reunirá cerca de 2,5 mil pessoas e conta com o patrocínio da Petrobrás, Vale e Banco do Brasil.  No final do evento, haverá um show gratuito em homenagem à Carta da Terra, com a participação de Milton Nascimento, Elza Soares, Mano Brown, Beto Guedes e Wagner Tiso, entre outros.


PALESTRANTES

MuhammadYunus-Fundador do Grammen Bank,o banco dos pobres,e Prêmio Nobel da Paz em 2006.Desempenha um papel importante para erradicar a pobreza no mundo,elevando a renda na base da pirâmide social por meio do micro-crédito.

Mohan Munasinghe–Prêmio Nobel da Paz de 2007. Intelectual do SriLanka, é reconhecido internacionalmente como sendo um especialista em energia, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Vice-Presidente do IPCC  Intergovernamental PanelonClimateChange).

Wole Soyinka –Nigeriano, dramaturgo, poeta, romancista e crítico, primeiro negro Africano que foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1986. Foi preso várias vezes por suas críticas ao governo. A partir da década de 1970 viveu um longo período no exílio. Executando desde comédia à tragédia, e de sátira política para o teatro do absurdo. Ele combinou influências das tradições ocidentais com africano -mito, lendas e folclore, e técnicas como canto e percussão.

Rainer Nolvak – Empresário estoniano protetor da natureza e presidente do conselho na Estônia. Foi um dos organizadores do “Let’s do It 2008, uma ação cívica com 50 mil voluntários que praticaram a limpeza da Estônia em apenas um dia.

Bernardo Toro–Intelectual colombiano, é conhecido por ser inovador em análises e reflexões sobre a educação na América Latina. Enfatiza o papel da comunicação e da mídia no desenvolvimento da democracia. Estudou filosofia, física, matemática e fez pós-graduação em investigação e tecnologia educativa. Atualmente é assessor da presidência da Fundação AVINA.

Marcelo Gleiser –Físico, astrônomo, professor, escritor e roteirista. Conhecido nos Estados Unidos por suas aulas e pesquisas científicas, no Brasil é mais popular por suas colunas de divulgação científica em um dos principais jornais do país. Escreveu sete livros e publicou três coletâneas de artigos. Já participou de programas de televisão, tanto no Brasil como Estados Unidos e Inglaterra. Em 2007, foi eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia.

Tião Rocha –É antropólogo por formação acadêmica, educador popular por opção política, folclorista por necessidade, mineiro por sorte. Fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1984, em Belo Horizonte/MG.

Leonardo Brant –É pesquisador de políticas culturais e um dos autores mais lidos do Brasil sobre o assunto, por meio do site Cultura e Mercadoe dos inúmeros livros de sua autoria, entre eles o recém-lançado O Poder da Cultura. Conferencista internacional, coordena cursos de formação na área cultural. Fundou o Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura (CEMEC), o Instituto Pensarte(Brasil) e o Divercult(Instituto Diversidade Cultural), com sede na Espanha. É diretor do documentário Ctrl-V::VideoControl, sobre a indústria audiovisual.

Mario Sergio Cortella–Filósofo, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP, onde é professor do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação. Foi Secretário da Educação de São Paulo e atuou por muitos anos com Paulo Freire.

Prof. FredricMichael Litto–Nascido em Nova Iorque em 8 de janeiro de 1939, é cidadão brasileiro e norte-americano. Com os títulos de Bacharel pela UCLA (1960), Ph.D. pela Universidade de Indiana (1969) e Livre Docência pela USP (1977), foi Professor Titular de Comunicações da Universidade de São Paulo de 1971 a 2003, onde fundou e coordenou a Escola do Futuro da USP, laboratório interdisciplinar que investigou as novas tecnologias de comunicação em aplicações educacionais, de 1989 a 2006. É presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 1995.

PROGRAMAÇÃO


IV Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade
Data: 26 e 27 de 20 de maio, a partir de 9h
Local: Serraria Souza Pinto - Avenida Assis Chateubriand, 809 – Centro - Belo Horizonte,   
Entrada franca. Inscrições no site do evento http://comunicacaoesustentabilidade.com/2010/solicitacao-inscricao
Será respeitada a ordem das inscrições.
Acesso para portadores de necessidades especiais


26 DE MAIO – QUINTA-FEIRA

09:00 – 09:30 – Abertura
 Apresentador -mestre sem cerimônia –Wellington Nogueira
 Atitude Brasil –Marta Rocha e equipe
 Hino Nacional

 9h30 –13h00 Mesa 1: Democracia, Não Violência e Paz

Sub-tema :A década da educação para o desenvolvimento sustentável –que enfatiza o papel central da educação na busca comum pelo desenvolvimento sustentável -ONU/UNESCO;

Palestrantes :

 Arun Gandh,
 Mário Sérgio Cortella
 Fredrik Litto
 Vincent Defourny ( UNESCO)


 13h00 –14h30 –Almoço
14h30 –18h00 Mesa 2 -Justiça Social e Econômica

Sub-tema : O negócio social como inserção da sociedade menos favorecida; As redes sociais como ferramentas educativas e informativas utilizando os novos modelos de comunicação
Aimportância da geração de conteúdo de qualidades se apropriando das novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável

Palestrantes:
Prof. MohammadYunus
Tião Rocha
Luciano Coutinho – Presidente do BNDES
Min. Fernando Pimentel –Ministro do Desenvolvimento

DIA 27 de MAIO – SEXTA-FEIRA

09:00 – 09:30 -  Abertura
Apresentadora -mestre sem cerimônia –Marisa Orth
Hino Nacional interpretado

9h30 –13h00 Mesa 3: Integridade Ecológica


Sub-tema:A pobreza e o meioambiente- como a educação ambiental pode melhorar  a vida das pessoas no cenário do desenvolvimento sustentável e a importância do consciente coletivo para que o setor se torne uma realidade;

Palestrantes:

Prof. Mohan Munasinghe
Marcelo Gleiser
Rainer Nolvak


13h00 –14h30 –Almoço
14:30hs–18:00hs-Mesa 4: : Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida

Sub-temas O apanhado histórico da literatura inserida nos temas da cultura de paz, democracia do direito à educação e da informação, para que o indivíduo exerça a expressão do pensamentos nas áreas de cultura e política que promova a transformação social

Participantes:

Wole Soyinka
Mano Brown
Bernardo Toro
Leonardo Brant
Paulo Lima

19h00 –23h00 –Show em homenagem à Carta da Terra com a participação de Milton Nascimento, Elza Soares, Mano Brown, Beto Guedes e Wagner Tiso, entre outros


PATROCINADORES

Banco do Brasil, Petrobras e Vale


Sobre a Atitude Brasil

A Atitude Brasil é uma empresa de comunicação social, cultural e ambiental, especializada no desenvolvimento de programas e projetos com foco nos princípios da sustentabilidade e na democratização do conhecimento. Criada em 2005, a organização é responsável pela concepção e realização do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade – cuja quarta edição acontece em 2011, entre 26 e 27 de maio - e pela organização do projeto ‘Limpa Brasil Let´s do it!’, programa que visa mobilizar a população para a limpeza das principais cidades do Brasil e conscientizar a sociedade em relação ao tratamento e descarte correto dos resíduos sólidos.



INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Márcia Soares
(21) 2539-3664 e 8897-3664
marcia@marciasoares.com.br
Belo Horizonte
Jozane Faleiro3261-1501 e 9204-6367
jozane@ab.inf.br


A Atitude Brasil é uma empresa de comunicação social, cultural e ambiental, especializada no desenvolvimento de programas e projetos com foco nos princípios da sustentabilidade e na democratização do conhecimento. Criada em 2005, a organização é responsável pela concepção e realização do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade – cuja quarta edição acontece em 2011, entre 26 e 27 de maio - e pela organização do projeto ‘Limpa Brasil Let´s do it!’, programa que visa mobilizar a população para a limpeza das principais cidades do Brasil e conscientizar a sociedade em relação ao tratamento e descarte correto dos resíduos sólidos.



INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Márcia Soares
(21) 2539-3664 e 8897-3664
marcia@marciasoares.com.br
Belo Horizonte
Jozane Faleiro3261-1501 e 9204-6367
jozane@ab.inf.br

Nenhum comentário: