sexta-feira, 10 de junho de 2011

Primeiro Ato apresenta “Mundo Perfumado” e conduz oficinas gratuitas em Nova Lima

O Circuito Caminho das Artes encerra as atividades do primeiro semestre de 2011 recebendo o Grupo de Dança Primeiro Ato, que comemora neste ano 25 anos. A programação contempla a realização de oficinas de iluminação e cenotecnia, e de corpo e voz. Sendo essas duas últimas ministradas pela bailarina e coreógrafa Suely Machado e a cantora Regina Souza. O fechamento ocorre com a apresentação do espetáculo “Mundo Perfumado”. O acesso é gratuito, mediante inscrição prévia para as oficinas e ocorre entre os dias 13 e 18 de junho, segunda a sábado, em Nova Lima, no EACC - Espaço de Acervo e Criação Compartilhada – Primeiro Ato, Bairro Jardim Canadá e no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, no Centro.

Essas atividades do Circuito Caminho das Artes tem o patrocínio da Vale, por meio do projeto Teatro em Movimento, idealizado por Tatyana Rubim, da Rubim Produções, que visa à formação de platéia, por meio da circulação de eventos culturais. 

Oficina de Iluminação e Cenotecnia - De 13 a 18 de Junho - segunda-feira a sábado
Ministrantes: Elias do Carmo e Roberto Duque
Vagas: 25 - Faixa etária: Acima de 16 anos
Inscrições: solicitação da ficha de inscrição pelo e-mail: producao@primeiroato.com.br /(31) 3541 1881 – EACC

Início: dia 13/06, segunda-feira, de 13h às 18h - no EACC - Espaço de Acervo e Criação Compartilhada - Primeiro Ato (Rua Búfalo, 261, Jardim Canadá, Nova Lima)
Continuação: de 14 a 18/06, terça-feira a sábado, de 9h às 18h –  no Teatro Municipal Franzen de Lima (Praça Bernardino Lima, s/n, Centro, Nova Lima).

Objetivo: fornecer noções básicas de espaço cênico e material de iluminação, características dos refletores, suas funções, como criar um plano de luz e transformá-lo em montagem de espetáculo. Nomenclatura técnica, de urdimento, varas, coxias, noções de elétrica de baixa tensão, leitura de mapas, amperagem, história e possibilidades da iluminação e  cenotecnia como profissão. 
Prática: os alunos serão convidados a participar de uma montagem do espetáculo “Mundo Perfumado” e aprender a identificar e diferenciar os equipamentos, armazenar e executar a carga do cenário, organizar o descarregamento, preparar o palco para receber o cenário e a luz. A montagem será no Teatro Municipal Franzen de Lima e a apresentação do espetáculo acontecerá no último dia da oficina (18/6).


Oficina de Corpo e Voz – De 14 a 16 de Junho – terça a quinta-feira
Ministrantes: Suely Machado e Regina Souza
Vagas: 25 - Horário: de 15h às 18h
Local: EACC - Espaço de Acervo e Criação Compartilhada – Primeiro Ato (Rua Búfalo, 261, Jardim Canadá, Nova Lima/MG).
Inscrições: solicitação da ficha de inscrição pelo e-mail: producao@primeiroato.com.br/ (31) 3541 1881 – EACC
Programa: a oficina corpo, desenvolvida por Suely Machado, representa e concentra os fundamentos do trabalho técnico e da filosofia artística do Primeiro Ato, que vem fazendo um trabalho significativo na formação de profissionais da dança.
Objetivo: a oficina de tem como objetivo trabalhar o indivíduo em suas diferentes qualidades, sensibilizando-o, tornando-o consciente do seu corpo, desenvolvendo sua capacidade de escuta para o outro e ampliando sua atuação no espaço e suas possibilidades para improvisação e criação. As técnicas de movimentação da dança contemporânea que trabalham o corpo focando o esqueleto, seu peso, sua capacidade articulatória e sua integração com os sistemas orgânicos e musculares, compõem a abordagem técnica da oficina. A oficina de voz será conduzida por Regina Souza, artista reconhecida na cena mineira de música.

Espetáculo "Mundo Perfumado" – Primeiro Ato Grupo de Dança
Dia 18 de junho, sábado, às 20h30 - no Teatro Municipal Franzen de Lima (Praça Bernardino Lima, s/n, Centro, Nova Lima) – Entrada gratuita mediante retirada de senha na bilheteria do teatro

Em “Mundo Perfumado”, movimentos únicos do corpo despertam sensações variadas e profundas. Reflexões do mundo contemporâneo, crítica, interpretação, dança. Corpos inquietos, movimentos distintos, não linearidade. Um verdadeiro marco nos 25 anos do 1º Ato.

 “Mundo Perfumado” é um espetáculo do nosso tempo: sem regras, sem linearidade. O corpo do bailarino é, ao mesmo tempo, meio e mensagem. Coreografia e música se completam, ora inquietantes, ora suaves. Um universo pulsante criado pela vontade de dizer, de dançar, de encontrar respostas para as dúvidas de hoje e sempre. A característica do Grupo, de se aprofundar na dramaturgia do gesto, mostrando-se cada vez mais presente.

Elogiada pela crítica e público, a montagem recebeu em 2005 o 10º Prêmio Sesc Sated - Categoria: Melhor Espetáculo (Mundo Pefumado)/Melhor Bailarino/ Melhor Bailarina / Melhor Trilha Sonora (André Abujamra)/ Melhor Iluminador (Jorginho de Carvalho)/ Melhor Equipe Técnica (GrupoPrimeiro Ato) e também o 2º Prêmio Usiminas/Sinparc - Categorias: Melhor Bailarino / Melhor Bailarina Revelação/ Melhor espetáculo – Festival de Almagro.

Ficha Técnica:
Direção Coreográfica Suely Machado/ Assistente de direção Marcela Rosa/ Concepção Coreográfica Alex Dias/ Pesquisa Coreográfica Grupo de Dança Primeiro Ato ( www.primeiroato.com.br )/ Música original André Abujamra/ Desenho de Luz Jorginho de Carvalho/ Cenário e Figurino Marco Paulo Rolla/ Aquarelas Nilcéa Bernardes/ Bailarinos: Alex Dias / Ana Virgínia Guimarães /Verbena Cartaxo/ Danny Maia / Lucas Resende/ Marcela Rosa / Verônica Santos/ Pablo Ramo/ Cenotécnica Roberto Duque/ Técnico e Operador de luz Elias do Carmo/ Design Gráfico Reciclo Comunicação + Design/ Produção : Regina Moura/ Duração: 45 minutos

Serviço:
Informações para o público: producao@primeiroato.com.br - (31) 3541 1881 – EACC

Assessoria de imprensa Circuito Caminho das Artes:
Jozane Faleiro (31) 3261.1501 / (31) 92046367 – jozane@ab.inf.br

Assessoria de imprensa do Grupo de Dança Primeiro Ato:
Pedro Jaued (31) 3485-7875/ (31) 8478-6132 – imprensa@pessoacomunicacao.com.br


O Circuito Caminho das Artes surgiu em 2009 a partir do movimento espontâneo de artistas e grupos artísticos, moradores da região de Nova Lima e Brumadinho, que, hoje, abriga um diversificado cenário cultural. São pessoas ligadas às artes plásticas, teatro, dança e outras áreas artísticas além de companhias que transferiram suas sedes para a localidade. Nos últimos anos, estão em fase de mudança ou entraram em atividade na região: Grupo Armatrux e Companhia Suspensa com o C.A.S.A. (Centro de Artes Suspensa Armatrux), Grupo Corpo (com um teatro de grande porte e complexo cultural de alto nível), Grupo de Dança 1º Ato, Companhia Quick de Dança e artistas como: Marina Machado, Regina Souza, Vander Lee, Anderson Guerra, Guilherme Castro, Flávio Venturini, Dudude Hermann, Suely Machado, Isabel Stewart, Guto Muniz, Lula Ribeiro, Flávio Henrique, Mônica Sartori, Mário Vale, Marco Antônio Guimarães, Maria Bragança, Renato Motha e Patrícia Lobato, entre outros. 


Nenhum comentário: