terça-feira, 6 de maio de 2014

MINISTÉRIO DA CULTURA, TEATRO EM MOVIMENTO, SESIMINAS, INSTITUTO UNIMED – BH e ITAÚ APRESENTAM “1958 – A BOSSA DO MUNDO É NOSSA”, UMA COMÉDIA MUSICAL

Teatro em Movimento traz a BH o musical que narra um dos momentos mais marcantes do futebol e da nossa história para os brasileiros, quando o Brasil venceu pela primeira vez uma Copa do Mundo. Uma oportunidade para o público reviver o período e já entrar no ‘clima’ para os jogos de 2014


Espetáculo é uma comédia musical inspirada no livro do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, com roteiro e direção André Paes Leme. No elenco estão Andrea Veiga, Bianca Byington, Daniela Fontan, Diego de Abreu, Leandro Castilho e Mateus Lima. Dias 17 e 18 de maio, no Teatro SESIMINAS, em Belo Horizonte

Foi tudo tão intenso no Brasil daqueles 365 dias que o livro feito para contar essa história ganhou o seguinte título: “Feliz 1958 – O ano que não devia terminar”. E não terminou. O livro do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, best-seller no final da década de 1990, inspira a comédia musical “1958 – A Bossa do Mundo é Nossa!”, dirigido por André Paes Leme, que passou por BH e fez homenagem ao escritor Bartolomeu Campos de Queirós, ao dirigir “Por Parte de Pai”, com Nathália Marçal.  A montagem foi concebida pela Sarau Agência, de Andréa Alves, e da AVeiga, da atriz Andrea Veiga, que integra o elenco. Paes Leme é antigo parceiro da produtora, que vem se especializando em musicais made in Brazil, sendo o premiado “Gonzagão- a Lenda” o mais recente, trazido à capital mineira no ano passado.

É nesta vibração que o projeto Teatro em Movimento e o SESIMINAS convidam a todos para se prepararem para a Copa do Mundo, trazendo à capital mineira toda a alegria que contagiou os brasileiros em 58. No palco do Teatro SESIMINAS, seis experientes atores de musicais - Bianca Byington, Daniela Fontan, Andrea Veiga, Diego de Abreu, Leandro Castilho e Mateus Lima conduzirá o público a uma viagem no tempo, dias 17 e 18 de maio, sábado e domingo.

 O Teatro em Movimento, recentemente, recebeu o patrocínio do Itaú e manteve o seu fiel parceiro, o Instituto Unimed-BH. Além disso, nessa temporada, retoma sua parceria com o SESIMINAS, que também compõe o quadro de investidores. Todo o projeto é viabilizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O livro que inspirou essa montagem foi lançado em 1997, e o autor já não se preocupava com a cronologia e era dividido por temas, como “Misses”, “As certinhas do Lalau” e “As dez mais elegantes”, para ficar só nos capítulos dedicados à beleza feminina. O diretor André Paes Leme espalhou os assuntos por seis ciclos, que são balizados pelos sete gols da final da Copa do Mundo, a primeira vencida pelo Brasil (5 a 2, contra a anfitriã Suécia) e que nos afastou do que Nelson Rodrigues chamava de “complexo de vira-latas” – consequência da derrota no Maracanã, oito anos antes, para o Uruguai. “É uma comédia musical, um espetáculo de variedades em que os quadros se sucedem”, explica o diretor. “Vamos passando por vários assuntos, como a bossa nova, os concursos de misses, a construção de Brasília, a juventude transviada e outros.”

Em 1958, João Gilberto lançou o compacto de “Chega de saudade”; Adalgisa Colombo foi eleita Miss Brasil e ficou em segundo lugar no concurso de Miss Universo; as obras da nova capital do país avançaram com rapidez no planalto central; João XXIII sagrou-se Papa; e James Dean deu as cartas no imaginário dos garotões, que às vezes se perdiam, como no caso dos dois que se envolveram na morte da jovem Aída Curi, que se jogou ou foi jogada do terraço de um prédio em Copacabana. Tudo isso é envolto, na encenação, em referências da época como os jingles publicitários (Toddy, Casas Pernambucanas, colírio Moura Brasil e outros), as peças marcantes (“Os sete gatinhos”, de Nelson Rodrigues, e “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri), as vedetes do teatro de revista e, também, em objetos como rádio, TV, telefone, enceradeira e máquina de escrever.

O diretor optou por utilizar pouco texto e muitos recursos gestuais e visuais, evitando assim o didatismo. Mas as histórias de 1958 estão no palco, costuradas por personagens como uma dona de casa, uma fã de auditório de rádio e uma cantora de boate. “O espetáculo é totalmente baseado na pesquisa do Joaquim. Será possível recuperar a memória de 1958 para os que viveram a época e despertar o interesse dos que não viveram”, diz o Paes Leme.

A produtora, Andrea Veiga, comprou os direitos de adaptação do livro há dois anos e correu atrás de patrocínio, até encontrar a Light. Apesar de sua experiência em musicais, diz que está atravessando um momento inédito em sua carreira. “Nunca tinha vivido um processo desse tipo, com todos criando juntos a peça, e todos com funções importantes. Está sendo maravilhoso”, afirma.

Com orientação do diretor musical, Marcelo Alonso Neves, Andrea e o restante do elenco interpretam canções como “Meu mundo caiu”, “Castigo”, “Só louco”, “Sábado em Copacabana” e “Beija-me”.

Joaquim Ferreira dos Santos deu liberdade total para a adaptação do livro, que era, no início, um projeto sobre a morte de Aída Curi. Ele diz ter percebido que o caso era “o grande bode de 1958, de resto um ano felicíssimo”. “Mudei o livro e fiz um perfil de 1958, o ano da bossa nova, da Copa do Mundo e da convivência pacífica entre gêneros culturais opostos: a chanchada continuava em cartaz, mas o cinema novo começava a produzir; o teatro ainda estava cheio de vedetes, mas começou a compartilhar a cena com o Arena e o Oficina. Foi o ano em que o Brasil, com a revista ‘Manchete’ publicando as primeiras construções de Brasília, foi se despedindo de seu passado rural e embicando para o que conhecemos hoje, um país moderno e urbano”, diz o autor.

MÚSICAS
A TAÇA DO MUNDO É NOSSA (Wagner Maugeri / Maugeri Sobrinho / Vitor Dagô / Lauro Müller) / AS ÁGUAS VÃO ROLAR (deve ser domínio público) pout pourri / BEIJA-ME (Roberto Martins / Mario Rossi) / CABECINHA NO OMBRO (Paulo Borges) / CACHITO (A. Bourguet / Consuelo Velazquez) pout pourri /  CASTIGO (Dolores Duran) / CHEGA DE SAUDADE (Tom Jobim / Vinícius de Moraes) / DARLING (Fred Jorge) / DIANA (Paul Anka / versão de Fred Jorge) / DIBLUE DI PINTO DIBLUE (Domênico Modugno) mecânica / É LUXO SÓ (Ary Barroso / Luiz Peixoto) / MEU MUNDO CAIU (Maysa) / MILORD (Edith Piaf) mecânica / SÁBADO EM COPACABANA (Carlos Guinle / Dorival Caymmi) pout pourri / TULIPS FROM AMSTERDAN (Max Bygrave) mecânica

JINGLES (AUTORIAS DESCONHECIDAS)
TODDY / SABONETE GESSY / COLÍRIOS MOURA BRASIL / COCA COLA / CASAS PERNAMBUCANAS

FICHA TÉCNICA
Inspirado na obra “Feliz 1958 – O ano que não devia terminar”, de Joaquim Ferreira dos Santos
Roteiro e direção: André Paes Leme / Elenco: Andrea Veiga, Bianca Byington, Daniela Fontan, Diego de Abreu, Leandro Castilho e Matheus Lima / Músicos: Evelyne Garcia, Tiago Calderano e Leandro Vasques / Direção de movimento: Márcia Rubim / Direção musical: Marcelo Alonso Neves / Direção de Produção: Andréa Alves / Cenário: Carlos Alberto Nunes / Iluminação: Renato Machado / Figurinos: Kika Lopes / Videografismo: Renato Vilarouca  e Rico Vilarouca / Fotos: Silvana Marques/ Realização nacional: Aveiga Produções e Sarau Agência de Cultura Brasileira / Produção em Belo Horizonte: Rubim Produções / Realização em Belo Horizonte: SESIMINAS, Teatro em Movimento, viabilizado com recursos do Instituto Unimed-BH e Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Serviço: “1958 – A Bossa do Mundo é Nossa”
Duração: 70 minutos
Classificação etária: 12 anos
Dias/Horários: 17 e 18 de maio, sábado às 20h e domingo às 19h
Local: Tetro SESIMINAS – Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia
Ingressos: Plateia I: R$ 60,00 / Plateia II: 50,00 – meia entrada para maiores de 60 anos e para estudantes devidamente identificados (conforme MP 2208/2001)
Informações: (31) 32417181 – www.teatroemmovimento.com.br – www.teatrosesiminas.com.br


Informações para a imprensa:
 (31) 3261 1501 – Jozane Faleiro - (31) 92046367  



Teatro em Movimento

O projeto Teatro em Movimento, coordenado pela Rubim Produções, de Tatyana Rubim, foi criado há 13 anos, com o objetivo de descentralizar o acesso às grandes montagens do eixo Rio-São Paulo, promovendo a circulação dos mesmos para outros Estados e também pequenas cidades. Desde então, contabiliza 166 montagens, que somam mais de 498 apresentações, envolvendo cerca de 480 artistas, em 14 cidades, 27 teatros e público superior a 350 mil pessoas.




Inicialmente, atuando em Minas Gerais e seu entorno, o projeto trouxe à capital mineira e algumas cidades do interior, espetáculos com peso nacional, tendo no elenco atores como Bibi Ferreira, Thiago Lacerda, Vladimir Brichta, Cisa Guimarães, Mateus Solano, Glória Menezes, Antônio Fagundes, Nicete Bruno, Paulo Goulart, Marco Nanini, Luana Piovani, Lilia Cabral, Rodrigo Lombardi, Cláudia Raia, Marisa Orth, Renata Sorrah e muitos outros.  Dentre os espetáculos, que o projeto deslocou para a capital mineira, estão “Hamlet”, “Doidas e Santas”, “Esta Criança” e os premiados musicais “Gonzagão – a Lenda”, “Bibi Ferreira – Histórias e Canções”, “Farsa da Boa Preguiça”, “Beatles Num Céu de Diamantes”, “New York, New York”, etc.
O projeto também já atuou em diversos Estados brasileiros, como São Luiz (MA), Vitória (ES) e Aracajú (SE).  Em Minas Gerais, além de Belo Horizonte, o projeto atua em Nova Lima, Betim e Araxá. Os resultados do projeto vão além da inclusão das cidades na circulação das montagens. A iniciativa possibilita a formação de um espectador mais crítico e de um público mais preparado e habituado a lotar as salas dos teatros. A ideia é consolidar o hábito de ir ao teatro e fomentar a cultura das artes cênicas, por isso os espetáculos acontecem ao longo do ano e não concentrados em um curto período como nos festivais. O teatro, sendo um agente de transformação social, é capaz de atuar como um difusor de ideias e de cultura podendo ser usado como um instrumento de comunicação. Para ratificar a potencialidade de transformação social e cultural do teatro e colocar em prática os objetivos do projeto, o Teatro em Movimento ainda promove, sempre que possível, oficinas gratuitas, palestras e workshops para profissionais da área e interessados. Dessa forma, cria-se uma rede de circulação de informação fortalecendo a possibilidade de sustentabilidade do setor cultural.



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