quarta-feira, 18 de março de 2015

“Experimente – Feira de Cervejas Artesanais” realiza quarta edição, celebrando o St. Patricks Day



Durante todo o sábado, dia 14 de março, na Praça Quatro Elementos, no Jardim Canadá, visitantes conferem as principais marcas de cervejas artesanais produzidas em Minas, feira de gastronomia e show de música celta para celebrar o dia do santo irlandês

A quarta edição da “Experimente – Feira de Cervejas Artesanais” já tem data confirmada para o dia 14 de março, sábado, e, desta vez, vai celebrar também o St. Patricks Day, já que a cerveja é o atrativo principal da festa do santo padroeiro da Irlanda. São cerca de 20 rótulos de cerveja artesanal de Minas Gerais e 10 casas gastronômicas e artesanais participantes. Para entrar bem no clima irish está confirmado show da banda The Celtas Ride Again (os celtas estão de volta), que tocam folk rock irlandês - um mix eclético de cantigas de marinheiros, baladas, canções de amor e músicas para dançar. A “Experimente” tem endereço fixo, mensal, na Praça dos Quatro Elementos no Jardim Canadá, com entrada gratuita, das 11h às 18h.
A curadoria da “Experimente” é de Bruno Lins, empresário especializado na distribuição de cervejas. Também idealizador da feira ele acredita que a quarta edição do projeto, realizado a cada mês, vem de encontro ao crescimento do setor de cervejas artesanais no país. “O nosso mercado está em expansão, inversamente às perspectivas do resto do país em relação a outros mercados. A Experimente vem cumprindo o papel a que se propôs desde a primeira realização, que é a de divulgar e fomentar o conhecimento do público quanto à qualidade da produção cervejeira de Minas. O Estado é um grande produtor. Dos 120 estilos de cerveja existentes no mundo, 55 são produzidos aqui. São daqui os mais premiados rótulos do setor”, explica Bruno.


Nesta edição o público pode experimentar as cervejas produzidas pelas cervejarias Falke Bier; Kud; Krug Bier; Inconfidentes (Vinil/ Gribel/ Jambreiro); Colorado; Capa Preta; Backer; Cuesta; Fürst, Hagen; Brücke; Uaimii; Ouropretana; Koala; Taberna do Vale, Magma e Prussia. No setor de gastronomia estão os estabelecimentos Brew Pub Kud; Mexido, Grampa’s Attic; Seu Romão; Rock Dog, Duke & Duke; Pizza aperitivo; Cantina Piacenza e Nômade Studio Bar.
A “Experimente” ocorre mensalmente e oferece toda infraestrutura com bares e restaurantes, praça de alimentação, banheiros, caixas, palco e barraquinhas para a comercialização de cafés, queijos e outros produtos artesanais. 
A Feira
A “Experimente – Feira de Cervejas Artesanais e Gastronomia” ocorre desde novembro de 2014 e a perspectiva é reunir, a cada edição, cerca quatro mil pessoas. O evento tem endereço fixo, na Praça dos Quatro Elementos, no Jardim Canadá, região de Nova Lima. O local foi escolhido devido ao fato de estar sediada na região a maioria das 11 cervejarias artesanais da Grande Belo Horizonte.  
De acordo com o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral de Minas Gerais (Sindbebidas), o Estado ocupa o segundo lugar em produção de cervejas artesanais do país, com 25 fábricas, o que levou Minas a ser chamada de “Bélgica brasileira”. Dos 120 estilos existentes no mundo, 55 já são reproduzidos em Minas, somando 800 mil de litros produzidos ao mês. 
Música
Nesta quarta edição, a Experimente entra no clima irlandês para celebrar o do Dia de São Patrício, o St. Patricks Day, com o show da banda The Celtas Ride Again (os celtas estão de volta) que tocam folk rock irlandês. No repertório, um mix eclético de cantigas de marinheiros, baladas, canções de amor e músicas para dançar, como as clássicas Sally MacLennane, Drunken Lullabies, Whiskey in the Jar, e algumas músicas próprias. “Nosso som é único no Brasil" conta Karl Mooney, o cantor irlandês da tripulação. "A maior influência são as bandas irlandesas: os Pogues, os Dubliners e as bandas americanos: Flogging Molly e os Tossers. Tocamos música popular com muita energia, muito ‘up’, ótima para arrastar o pé”. A longo prazo, a banda quer colocar mais ritmos brasileiros nessa mistura. "O Brasil tem uma rica herança musical que é amplamente desconhecida na Irlanda. Nós gostaríamos de trazer esse baú de riquezas para Europa e, principalmente, para Dublin”, diz o cantor, que nasceu lá na década de sessenta.
Criada em 2010, The Celtas está indo de vento em popa desde então. "Fomos os mais bem votados, em 2010, na festa de São Patrick BH. No começo foi difícil arrumar músicos que conheciam as idiossincrasias da música 'irish', mas hoje em dia a equipe está bem banhada no ritmo do país Celta.”, lembra Mooney. Formada pelos músicos Rafaela Santana, no baixo, Paulo Bueno, na Guitarra, Capitão Sanzio Henrique, no violão folk, Charles Pimenta, na bateria, o convidado especial Leo Von Barbarosa, no fiddle, e Tin Whistle e Karl Mooney no vocal, mandolin e bodhrán. Site da banda: http://www.theceltas.com.br/
Transporte
Para proporcionar maior conforto e comodidade ao público, a organização disponibiliza transporte, por meio de vans, saindo da Savassi – Rua Rio Grande do Norte, 1411 (em frente a Mina do Chopp), até a Praça Quatro Elementos, local do evento. A passagem de ida e volta tem o custo de R$ 25,00. O evento começa às 11 horas e vai até às 18 horas. O serviço começa às 10h30, seguindo até às 16h30 para ida e retorno até às 20h.  São esperadas cerca de quatro mil pessoas no evento, que conta também com  segurança e estacionamento gratuito, para quem preferir ir de carro próprio.
Serviço:
“Experimente – Feira de Cervejas Artesanais”
Data/ Horário: 14 de março – sábado - de 11h às 18h
Local: Praça dos Quatro Elementos, bairro Jardim Canadá – Nova Lima - ENTRADA GRATUITA
Informações: www.facebook.com/pages/experimente

Informações para a imprensa BH: Luz Comunicação 
Jozane Faleiro – (31) 35676714 / (31) 88280906 / (31) 92046367 / 

contato@jozanefaleiro.com

Nenhum comentário: