quarta-feira, 18 de março de 2015

Sempre Um Papo recebe Sebastião Salgado e Lélia Wanick




SEBASTIÃO SALGADO E LÉLIA WANICK abrem a temporada 2015 do Sempre Um Papo, com um debate sobre o tema “A Questão da Água e o Instituto Terra”. No encontro, o casal fala também do premiado filme “O Sal da Terra”, indicado ao Oscar 2015. O evento ocorre no dia 9 de março, segunda-feira, às 19h30, no Sesc Palladium. A entrada é gratuita.

INSTITUTO TERRA - Fruto da iniciativa do casal, o Instituto Terra, criado em 1998, se dedica ao desenvolvimento sustentável da região do Vale do Rio Doce. Trata-se de uma região do Brasil que vivencia as consequências do desmatamento e do uso desordenado dos recursos naturais como a seca, a erosão do solo, entre diversos outros problemas ambientais. Desde então, o cenário de total degradação de uma área de 700 hectares, na cidade mineira de Aimorés, vem se transformando: a antiga fazenda de gado, hoje abriga uma floresta 2 milhões de mudas de espécies de Mata Atlântica. 

A questão da escassez da água no planeta é o foco deste debate, na medida em que o Instituto Terra vem trabalhando com a recuperação de nascentes, em um projeto pioneiro e sustentável promovendo a proteção e a conservação dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

“O SAL DA TERRA” - O filme narra a longa trajetória do fotógrafo, em seu projeto "Gênesis", expedição que registrou, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta, até então inexploradas. No último dia 20 de fevereiro, o longa ganhou o prêmio francês César de melhor documentário. O lançamento no Brasil está previsto para o próximo dia 12 de março. Dirigido pelo alemão Win Wenders e pelo brasileiro Juliano Salgado, filho de Sebastião Salgado, o filme tem a duração de 110 minutos. A trilha sonora é de Laurent Petitgand.

“GENESIS” retrata animais, tribos e paisagens em mais de 245 fotografias clicadas em diferentes lugares do mundo, ao longo de 8 anos de viagens. Divididas em cinco seções geográficas, a exposição e livro revelam maravilhas que permanecem imunes à aceleração da vida moderna. Na trajetória das obras de Sebastião Salgado, esse é o terceiro mergulho de longa duração em questões globais. Trabalhadores (1986-1992) e Êxodos (1994-1999) retrataram as duras consequências das radicais mudanças econômicas e sociais sobre as vidas humanas. O foco, desta vez, é o ambiente natural.
Sebastião Salgado natural de Aimorés, Minas Gerais, é formado em economia e começou sua carreira de fotógrafo na França, onde mora desde 1973. Trabalhou para as agências Sigma e Gamma, e desde 1979 faz parte da Magnum. Já recebeu os prêmios mais importantes concedidos ao fotojornalismo, entre eles o de Melhor Repórter Fotográfico do Ano, oferecido pelo International Center of Photography de Nova York, e o Grand Prix da Cidade de Paris.
Lélia Wanick Salgado é curadora, cenógrafa, editora e ilustradora dos trabalhos de Sebastião Salgado. Radicada em Paris, é casada com o fotografo há 50 anos e presidente do Instituto Terra, de recuperação ambiental.



Sempre Um Papo
Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 29 anos, o "Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Serviço:

Sempre Um Papo com Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado
Data: 09 de março, segunda-feira, às 19h30
Local: Sesc Palladium – - Av. Augusto de Lima, 420 – Centro. Entrada Gratuita
 Informações: (31) 3261.1501 – www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: 
Coord. Comunicação - Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br – (31) 9204.6367 35676714
Jornalismo – Fred Silva - fred@sempreumpapo.com.br - (31) 9347 – 6586 / 3261-1501.

Fotos da cobertura do evento pela imprensa - credito Infinito Fotografia






Nenhum comentário: